Educação Física

Licenciatura

Coordenador: Prof. Ms. Hely Loque
Duração: 3 anos/6 períodos
Período: Diurno e Noturno
Situação legal: Renovação de Reconhecimento Portaria SERES/MEC/INEP nº 286, de 21/12/2012, DOU 27/12/2012.
Link DOU: Clique aqui páginas 13 e 43, item 1001.
Contato: [email protected]

O curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo formar os professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), portanto, para atuação específica e especializada com a componente curricular Educação Física.

O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, lazer, recreação e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

O UNIFAMINAS oportuniza aos seus alunos uma formação generalista, tanto do ponto de vista teórico como prático, que interfere de forma efetiva na realidade social na qual estão inseridos. Conta ainda com um complexo olímpico, com campo de futebol, piscina semi-olímpica, quadras poliesportivas, pistas de atletismo, sala de ginástica e dança, laboratório de anatomia e fisiologia. Sua área de atuação pode ser escolas públicas e privadas de educação infantil e básica, atendendo ao aspecto formal e não formal desses níveis de ensino.


• Aqueles alunos que desejarem atuar como Professores de Educação Física Curricular na Educação Básica devem procurar freqüentar o curso de LICENCIATURA.
• Aqueles alunos que desejarem atuar como Professores de Educação Física em outros nichos do mercado de trabalho específico da Educação Física, devem procurar cursos superiores de BACHARELADO.
• Um indivíduo formado em curso de licenciatura não poderá atuar na área do formado em curso de bacharelado e vice versa.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA *
Unidades de Ensino


Anatomia
Aprendizagem Motora
Atletismo
Biologia
Bioquímica
Cinesiologia
Crescimento e Desenvolvimento
Dança, Folclore e Cultura Corporal
Didática
Didática para o Ensino de Educação Física
Diretrizes e Bases da Educação
Educação Física Especial
Esportes Coletivos I
Esportes Coletivos II
Esportes Coletivos III
Esportes Coletivos IV
Estatística
Exercício Físico e Saúde
Filosofia
Fisiologia
Fisiologia do Exercício
Ginástica Rítmica e Artística
Iniciação Esportiva
Introdução à Educação Física
Libras
Medidas e Avaliação
Metodologia Científica
Natação
Organização de Eventos
Português
Prática de Ensino I
Prática de Ensino II
Prática de Ensino III
Prática de Ensino IV
Psicologia
Recreação e Lazer
Sociologia
Socorros e Urgências
Tópicos Especiais I
Tópicos Especiais II
Treinamento Desportivo

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 2810 horas

*  sujeito a alterações em função de adequações didatico-pedagógicas.



Coloque sua vida em um grande curso! Conheça o UNIFAMINAS