Estágios

Possibilitar ferramentas práticas para o alcance da qualificação profissional do aluno é mais que uma meta: é um compromisso do UNIFAMINAS em formar profissionais conscientes do seu papel na esfera profissional. A política de estágios do UNIFAMINAS visa proporcionar ao aluno a oportunidade de se qualificar e se tornar um candidato apto a uma futura vaga de emprego, seja na própria empresa onde irá estagiar ou em outra que ele vislumbre trabalhar.

Para isso, é desenvolvido um plano individual de estágios previamente elaborado entre o aluno, o supervisor de campo e o supervisor docente. Dessa forma, o estágio - obrigatório ou não - pode ser desenvolvido em carga compatível com os horários de aula, embasados na política de estágio do UNIFAMINAS elaborada em respeito à lei 11.788/08.

Nesta página, você conhece um pouco mais a respeito do estágio do aluno UNIFAMINAS. Tire suas dúvidas e saiba como proceder para realizar também o seu estágio.

Confira abaixo, a lista de downloads disponíveis.

FAQ

A Secretaria de Registro Acadêmico é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da Faculdade de Minas e obedece a regulamento próprio, aprovado pela direção. É responsável por garantir a legitimidade do ensino, orientando, supervisionando, organizando, coordenando e controlando os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da FAMINAS. A responsável pelo setor é a Profa. Leandra Paiva da Costa, designada pela Direção.
Compete ao Secretário Acadêmico, observado o regulamento próprio:I - propor à Diretoria o regulamento dos serviços da Secretaria de Registro Acadêmico e as alterações que nele se fizerem necessárias;II - organizar, coordenar e administrar os serviços da Secretaria, fazendo cumprir os horários e as tarefas que lhe são afetas;III - expedir certidões, atestados e declarações;IV - comparecer às reuniões da Congregação e do Conselho de Ensino, prestar informações que lhe forem solicitadas, e lavrar as atas respectivas;V - manter a ordem e a disciplina nos serviços sob sua responsabilidade;VI - encarregar-se da correspondência que não seja de exclusiva competência do Diretor, e expedir a correspondência deste;VII - informar, por escrito, o expediente destinado a despacho do Diretor Geral, a estudo das comissões e a deliberação da Congregação e do Conselho de Ensino;VIII - abrir e encerrar os termos de colação de grau e outros;IX - redigir, assinar e mandar afixar ou publicar editais e avisos, depois de visados pela Direção;X - assinar com a Direção: a) os diplomas conferidos pela Faculdade de Minas; b) os termos de colação de grau e outros;XI - cumprir e fazer cumprir as ordens e instruções emanadas da Direção;XII - zelar pelo rápido andamento dos papéis e processos em curso;XIII - reunir os dados e documentos necessários à elaboração do relatório anual da Direção;XIV - ter sob sua guarda os livros, documentos, materiais e equipamentos da Secretaria de Registro Acadêmico;XV - manter em dia os assentamentos dos alunos, professores e pessoal técnicoadministrativo;XVI - manter em ordem as dependências da Faculdade de Minas;XVII - propor à Direção a admissão e a remoção de servidores, de acordo com a necessidade dos serviços a seu cargo; eXVIII - exercer outras atribuições que lhe forem determinadas pela Direção, na sua esfera de atuação.
Horário de funcionamento da Secretaria de Registro Acadêmico.· De segunda à sexta-feira de 7h às 22h.
O horário de atendimento da Secretaria de Registro Acadêmico é:• terça-feira e quinta-feira das 9:40h às 10h; 11:40h às 12h e 18h às 19h; 20:40h às 21h, sendo necessário fazer o agendamento junto a Central de Atendimento ao Aluno do UNIFAMINAS.
O Portal UNIFAMINAS, via internet, é uma ferramenta para maior integração entre Alunos, Professores, Coordenadores, Biblioteca, Secretaria e Administração, que pode ser acessada no endereço www.unifaminas.edu.br. Para acesso é necessário utilização de login e senha, fornecidos ao aluno. No primeiro acesso o aluno deve trocar a senha, sendo esta de uso pessoal e intransferível.
O Registro Acadêmico inicia-se com a matrícula, só assim o candidato será identificado como Aluno UNIFAMINAS. Quem não está matriculado não tem o direito de participar das atividades acadêmicas.Após matrícula, o Aluno UNIFAMINAS recebe um número de matrícula, que o acompanhará durante todo o seu período de permanência na Instituição. Os alunos (matriculados) são relacionados nos Diários de Classe de cada disciplina.No início do período letivo, o aluno deve verificar, com o professor de cada disciplina, se seu nome consta do Diário de Classe. Caso não conste, deve entrar em contato imediato com a Secretaria de Registro Acadêmico para regularizar sua situação.
Existindo vaga, o portador de diploma de curso superior pode solicitar matrícula em qualquer curso* do UNIFAMINAS. O Conselho de Ensino do UNIFAMINAS fará o estudo de adaptação no curso pretendido e o interessado deverá cumprir o curso conforme os aproveitamentos de disciplinas** homologados.Documentação que deverá ser apresentada no ato da solicitação, na Central de Atendimento ao Aluno:- Cópia autenticada em cartório do Diploma da Graduação;- Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Superior;- **Cópia carimbada e assinada pela Instituição que o diplomou dos Planos de Ensino (Ementas) - caso tenha interesse em análise de aproveitamento de disciplinas.*Exceto Medicina.
- A rematrícula deve ser solicitada através do Portal Educacional para a Secretaria de Registro Acadêmico, por aluno com matrícula trancada, de acordo com as datas previstas para renovação no Calendário Escolar. A rematrícula pode ser solicitada também por aluno que tenha desistido de estudar; - Ao reabrir a matrícula o aluno deve se adequar à estrutura curricular em vigor para a turma em que estiver retornando; - O aluno com matrícula trancada tem sua vaga garantida no curso durante o período de vigência do trancamento de matrícula;- O aluno desistente que solicita a rematrícula dependerá da existência de vaga.
Ao ter cursado uma disciplina com aproveitamento em outro curso ou Instituição, o aluno pode solicitar aproveitamento de estudos caracterizado como equivalência entre disciplinas cursadas no próprio UNIFAMINAS ou em outra instituição de ensino superior. A dispensa ou aproveitamento de disciplina equivalente deve ser solicitado pelo aluno junto ao Portal Educacional, em atendimento próprio, nos prazos previstos no Calendário Escolar do UNIFAMINAS, com apresentação de histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas cursadas.A dispensa de disciplinas será analisada pelo Conselho de Ensino do UNIFAMINAS e poderá ser concedida, desde que:a. haja semelhança entre os programas;b. a carga horária da disciplina cursada contemple integralmente a carga horária da disciplina cuja equivalência é pretendida; ec. a disciplina cursada e apresentada para pedido de dispensa deve ter sido cursada em período de tempo compatível com a situação de atualidade.O parecer final da dispensa é comunicado ao aluno, mediante edital a ser divulgado pela Secretaria de Registro Acadêmico do UNIFAMINAS, nas datas previstas no Calendário Escolar do UNIFAMINAS. O aluno deve cursar as disciplinas em que tenha solicitado dispensa enquanto aguarda parecer de pedido de dispensa. 
   O trancamento de matrícula é o direito do aluno em suspender temporariamente suas atividades acadêmicas, conforme data prevista no Calendário Escolar, implicando a suspensão das atividades das disciplinas em que o aluno estiver matriculado e mantendo a vaga do aluno no curso. A desistência é o direito do aluno em suspender definitivamente suas atividades acadêmicas implicando a perda da vaga.   Ao protocolar o requerimento de trancamento ou de desistência de matrícula para a Secretaria de Registro Acadêmico, o aluno deve estar em dia com seus compromissos financeiros com o UNIFAMINAS. O trancamento de matrícula é válido para o semestre letivo em que foi concedido e o semestre letivo imediatamente subsequente, sendo concedido apenas duas vezes. Após isto, a matrícula deve ser reativada.   Os períodos de trancamento de matrícula não são computados para qualquer efeito e permitem ao aluno solicitar reativação da matrícula e retorno ao curso, não sendo computados no tempo de integralização do curso.   O aluno que requerer trancamento ou desistência da matrícula terá suspendido o contrato de prestação de serviços educacionais, conforme cláusulas ali previstas. Em caso de trancamento, as responsabilidades contratuais são readquiridas quando solicitada a reativação de matrícula. Ambos processos são realizados presencialmente, mediante agendamento prévio, junto ao Setor Financeiro.
O cancelamento de matrícula ocorre nas seguintes circunstâncias:a. quando for detectada irregularidade em qualquer documentação apresentada pelo aluno;b. quando o aluno for penalizado com sua exclusão, em processo disciplinar; porém, fica assegurada a expedição de Guia de Transferência.O cancelamento de matrícula acadêmica provoca cancelamento do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, conforme cláusulas ali previstas.
É considerado em situação de abandono de curso, o aluno que atingir mais que 25% de faltas em cada unidade de ensino do período em que estiver matriculado, sem manifestar sua intenção através de requerimento protocolado para a Secretaria de Registro Acadêmico.O aluno considerado em situação de abandono no curso pode ser arguido de sua responsabilidade no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, conforme cláusulas ali previstas. 
O ano letivo nos cursos de graduação compreende dois períodos semestrais regulares,cada um com o mínimo de 100 dias de trabalhos escolares efetivos.O Calendário Escolar do UNIFAMINAS é aprovado pelo Conselho de Ensino, no final do ano precedente, e estabelece datas e prazos para o fluxo acadêmico.O Calendário Escolar do UNIFAMINAS fixará, para cada período letivo, além de outros:a. início e término do semestre letivo;b. feriados e recessos;c. data limite para pedido de dispensa/aproveitamento de disciplinas;d. datas de entrega de notas e freqüências;e. data de prova substitutiva;f. data de prova multidisciplinar;g. data da prova final; eh. data de renovação de matrícula. Quais são os horários que iniciam as aulas dos cursos de Graduação do UNIFAMINAS?No período da manhã, excepcionalmente, pode haver um quinto horário de aula.Os horários das aulas no UNIFAMINAS iniciam:Manhã - 8 horasNoite - 19 horas
O estudante não-regular é o interessado, portador de diploma do ensino médio ou de curso superior que, não tendo vínculo com o UNIFAMINAS, queira cursar disciplinas ou realizar estágios nos cursos de graduação e pós-graduação. O estudante não-regular que venha a se matricular como aluno regular, após aprovação em Processo Seletivo, pode requerer o aproveitamento dos estudos realizados para aobtenção de diploma de curso de graduação.A Secretaria de Registro Acadêmico do UNIFAMINAS expedirá, ao estudante não-regular que cumprir os requisitos relativos à freqüência e aproveitamento das disciplinas cursadas, Certificado de Estudos na forma de Histórico Escolar.
PARA APROVAÇÃO EM CADA DISCIPLINA MINISTRADA NO UNIFAMINAS, É OBRIGATÓRIA A FREQÜÊNCIA DE 75% DA SUA CARGA HORÁRIA.O controle de frequência às aulas é de responsabilidade do professor da disciplina, sob a supervisão da Coordenação de Curso. O professor registrará a frequência e compete ao aluno fazer acompanhamento.Não há abono de faltas na legislação de Ensino Superior Brasileiro, a não ser nas duas únicas exceções amparadas em legislação especial:a. serviço militar em algumas situações específicas (convocados da reserva) - Decreto-lei 715, de 30/06/69; eb. participação de estudantes em congressos científicos ou em competições artísticas ou desportivas de âmbito nacional e internacional - Decreto 69.053, de 11/08/71.No caso de falecimento de parentes, há justificativa de faltas dentro dos seguintes critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino do UNIFAMINAS:a. falecimento do cônjuge, filho, enteado, inclusive natimorto, pais e irmãos: até 3 (três) dias; eb. falecimento de padrasto, madrasta, tios, primos, sogros, cunhados e avós: até 2 (dois) dias.Para fazer jus à justificativa de faltas nestes casos, o interessado deve protocolar uma cópia do atestado de óbito, através do Portal Educacional do UNIFAMINAS, num prazo de 10 (dez) dias, a serem contados a partir da data do falecimento.
O currículo pleno de um curso é o conjunto de atividades e disciplinas a serem cursadas ou executadas, elaborado com base na legislação do ensino superior brasileiro, principalmente nas diretrizes curriculares específicas do curso, que é previsto pelo UNIFAMINAS como parâmetro básico para habilitação do aluno no curso.O aluno transferido para o UNIFAMINAS deve se adequar ao currículo pleno correspondente ao da turma em que for matriculado.Ao aluno que retorna ao Curso é aplicado o currículo pleno correspondente ao da turma de seu retorno, cabendo à Coordenadoria do Curso indicar o currículo pleno a ser aplicado a cada caso.
Para diplomar-se no curso, o aluno deve ter cumprido, com aproveitamento e frequência, todos os componentes do currículo pleno de seu curso de graduação, inclusive as avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE. Para saber mais sobre o ENADE acesse o site www.inep.gov.br/superior/enade.Concluído o curso de graduação, a Secretaria de Registro Acadêmico do UNIFAMINAS está apta a expedir o Certificado de Conclusão de Curso e o Diploma de Graduação, que deverão ser solicitados gratuitamente através do Portal Educacional à partir da data de colação de grau. A colação de grau é ato obrigatório para homologar a conclusão do curso e dela só pode participar o aluno que tenha cumprido todas as exigências previstas no currículo pleno de seu curso.É da responsabilidade exclusiva do aluno a verificação sistemática de sua vida acadêmica para que, em tempo hábil, possa cumprir todas as exigências previstas no currículo pleno de seu curso.
Serão oferecidos 100 (cem) pontos durante o período, distribuídos ao longo do processo:Avaliação 1: 35 (trinta e cinco) pontos;Avaliação 2: 35 (trinta e cinco);Avaliação 3 - Avaliação multidisciplinar: 30 (trinta) pontos.· Avaliação substitutiva - (optativa) - mediante requeriment o : valor de 35 (trinta e cinco) pontos para substituir a nota de uma das notas das Avaliações 1 ou 2.· Avaliação fina l: 100 (cem) pontos.Ao final de cada avaliação (avaliações 1 a 3, avaliação substitutiva e avaliação final), após lançamento dos resultados no Portal do UNIFAMINAS, que pode ser acessado individualmente via internet, o aluno que não concordar com nota ou número de faltas lançadas, deve protocolar um requerimento de revisão no Setor de Protocolo, até 5 (cinco) dias depois da data final divulgada no Calendário Escolar do UNIFAMINAS para a divulgação dos resultados da avaliação, e o professor deverá dar parecer em até 7 (sete) dias após o pedido.Para ser aprovado numa disciplina o aluno deve ter freqüência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.Para se habilitar à Avaliação Final o aluno deve ter freqüência mínima de 75% e rendimento de 40 (quarenta) a 59 (cinqüenta e nove) pontos durante o período.Será automaticamente reprovado em uma disciplina o aluno com freqüência inferior a 75% das aulas da disciplina, independentemente do rendimento obtido.Algumas disciplinas, desde que aprovadas pela Coordenação Pedagógica e pelo Conselho de Ensino, poderão ter critérios especiais de avaliação, os quais deverão constar nos respectivos Planos de Ensino.Pode progredir para o período seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas ou que possuir até 4 (quatro) dependências. Aluno com 5 (cinco) ou mais dependências só pode matricular no período seguinte se no ato da matrícula, se matricular também, no mínimo, no número de disciplinas em dependência que exceda as 4 (quatro) permitidas, segundo lista a ser sugerida pela Coordenadoria de seu Curso e aprovada pela Gerência Administrativa.
A matrícula é o ato em que o aluno estabelece seu vínculo com o UNIFAMINAS, através de protocolo de requerimento para a Secretaria de Registro Acadêmico, pagamento da primeira parcela do semestre, assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais entre o aluno ou seu responsável e a mantenedora do UNIFAMINAS, e entrega dos documentos listados em item do edital de matrícula.A matrícula acadêmica é renovada a cada período letivo subseqüente; a renovação é obrigatória e deve ser feita pelo aluno ou seu procurador, nos prazos fixados pelo UNIFAMINAS, através dos canais competentes, conforme previsto no Calendário Escolar.
A mudança de curso pode ser feita entre cursos do UNIFAMINAS, mediante requerimento protocolado através do Portal Educacional para a Secretaria de Registro Acadêmico, cujo parecer é dado pelo Conselho de Ensino do UNIFAMINAS. A mudança de curso, conforme Regimento, só é concedida uma vez.A mudança de curso, após iniciado o ano letivo, implica no aproveitamento das disciplinas comuns aos dois cursos e o não aproveitamento das disciplinas específicas ao curso de origem. Todas as disciplinas específicas do curso da reopção deverão ser cursadas para integralização do currículo.A mudança de turno no mesmo curso pode ser solicitada em requerimento próprio protocolado através do Portal Educacional para a Secretaria de Registro Acadêmico, com resultado dependente da existência de vaga na turma desejada, divulgado após análise do Conselho de Ensino do UNIFAMINAS. A troca de turno, conforme Manual do Aluno, só é concedida uma vez por semestre.



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