Vestibular FAMINAS: saiba mais sobre Ciências Contábeis



Engana-se quem associa as ciências contábeis apenas aos números. Na verdade, trata-se de uma área multidisciplinar, que exige do profissional atributos como organização, disciplina, capacidade de gestão. Além disso, é importante ter noções administrativas e de leis, conhecimento em marketing, constante aprimoramento e, claro, compreensão sobre finanças. Neste texto, esclarecemos a você, que se interessou por essa graduação e está prestes a realizar o vestibular FAMINAS, um pouco mais sobre as ciências contábeis.


Tão abrangente como o curso é o próprio mercado de atuação. Afinal, o profissional da contabilidade está presente em todos os segmentos e esferas. O contador é indispensável para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Assim como no setor público, nas indústrias e nos serviços de auditorias técnicas.


E não para por aí. O graduado em Ciências Contábeis pode, ainda, ser empreendedor e abrir o seu próprio escritório. O campo de prestador de serviços autônomo pode ser tão lucrativo quanto trabalhar para as iniciativas pública ou privada. Mas, para isso, é essencial ter perfil de liderança e boa relação interpessoal.

image


O que faz o contador


Analisar e acompanhar a saúde financeira da organização é o trabalho base esperado pelo profissional da contabilidade. Essa é a área que vai organizar toda essa estrutura, identificando fluxo de caixa, faturamento, despesas e lucros. Além disso, contribui para o planejamento gerencial para que a expansão ou a retração do negócio sejam definidas com fatos concretos.


Alguns segmentos, como é o caso das empresas conhecidas como Sociedade Anônima (S.A.), o contador é os olhos e o fiscal da saúde financeira da organização junto aos seus investidores. Ao fim de cada ano, ele deve, por exemplo, tornar público o balanço contábil, apontando falhas, dívidas e gastos não previstos, assim como mostrando os acertos e os campos mais e menos lucrativos.


É lucrativo?


Os salários variam conforme o campo de atuação e a região do país. Em média, o graduado em Ciências Contábeis assalariado recebe, em Minas Gerais, cerca de R$ 4.800 mensais. Prestação de serviços de auditorias e consultorias podem custar até dez vezes esse valor. Os ganhos podem ser superados, ainda, pelo trabalho autônomo na área. Isso vai depender, principalmente, da quantidade e do porte dos clientes atendidos.


Por que fazer o vestibular FAMINAS?


A graduação no UNIFAMINAS é completa. Fornece todos os mecanismos para a preparação do cientista contábil, independentemente da sua escolha profissional. Para isso, o estudante terá, ao longo de oito períodos, divididos em quatro anos, aprendizado em áreas como Economia, Estatística, Português e Sociologia.


Com esta base, o curso prossegue para ensinamentos avançados e específicos. Os exemplos são auditoria, análises de demonstrativos contábeis, gestão das organizações, análises de custos e contabilidade básica e avançada. Sem contar os estágios supervisionados, que permitem um mergulho do estudante na rotina da contabilidade.

image


O mercado busca qualificação


Como dissemos anteriormente, a contabilidade é um serviço essencial para qualquer tipo de organização econômica. Seja ela pública, privada ou mista. Para se destacar e garantir espaço no mercado, é preciso que a graduação seja sólida e completa.


Quer saber mais?


No site do UNIFAMINAS são disponibilizados todos os detalhes do curso de Ciências Contábeis, com a matriz curricular, a carga horária e os turnos das aulas. Saiba todos os detalhes clicando aqui. Além disso, você pode fazer um tour virtual por toda a faculdade, através deste link. Nele, você conhecerá a infraestrutura, idealizada para atender com excelência e contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e profissional dos alunos.

image