Mercado de trabalho da medicina: veja o que fazer após a formatura no curso

Como está o mercado de trabalho da medicina



Muitos alunos, na fase de escolher um curso superior, se preocupam com quais serão as suas possibilidades após se formarem. Saber os campos de atuação da profissão escolhida é essencial para o estudante aproveitar a graduação da melhor forma possível. Hoje, no blog, abordaremos este assunto, trazendo o mercado de trabalho da medicina. Assim, você poderá saber qual o leque de áreas conseguirá seguir.

Para entender o mercado de trabalho da medicina, começaremos do básico.

Você saberia dizer o que é capaz de fazer um recém-graduado em medicina? É comum as pessoas acharem que, após a graduação, sairão prontas para o mercado de trabalho da medicina. Mas, na prática, não é bem assim.

As áreas da medicina e suas funções estão em constante evolução. Por isso, o graduado neste campo do saber precisa estar se atualizando sempre. O graduado em medicina está apto a trabalhar na busca da natureza e das causas das doenças humanas. Assim, é capaz de propor a cura e a prevenção desses males aos pacientes.

image

O graduado em medicina e suas funções

O médico recém-formado é capaz de analisar exames, fazer diagnósticos, prescrever medicamentos e realizar cirurgias. Uma boa faculdade de medicina deve desenvolver competências profissionais por meio da articulação entre a teoria e a prática. Essa é a premissa básica para uma ótima formação.

Se você quer estar preparado para o mercado de trabalho da medicina, aqui vai uma pequena dica. Procure por uma faculdade de medicina que explore os três grandes eixos para a formação médica. São eles: as bases científicas, a atenção à saúde da comunidade e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.

O mercado de trabalho da medicina

Agora que você sabe basicamente o que o recém-formado faz, que tal conhecer as áreas da medicina e suas funções? Separamos quatro para que você possa entender melhor sobre o mercado de trabalho da medicina:

Medicina esportiva

Este é um mercado de trabalho da medicina que ganha cada vez mais adeptos. Ele se relaciona às atividades físicas em geral, acompanhando a prática esportiva de pessoas em todas as faixas etárias. O médico está apto a trabalhar com pacientes de todos os níveis de treinamento. Do atleta de fim de semana aos profissionais de diversas modalidades, contar com um médico do esporte é essencial.

Além da prevenção de possíveis males, eles atuam no tratamento e na reabilitação de lesões/patologias advindas da prática esportiva. Nos níveis mais avançados, os médicos são profissionais capacitados para auxiliar no aumento do rendimento, contribuindo na formação de atletas de alto desempenho. Já no cotidiano, zelam pela qualidade de vida da população que pratica qualquer modalidade de exercício físico.

É importante destacar que existe espaço para todas as especialidades que conhecemos. Ortopedia, cardiologia e nutrologia são algumas delas. Você pode conhecer mais sobre a área acompanhando a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

image

O Sistema Único de Saúde

O Sistema Único de Saúde, ou SUS, como é chamado, é outro mercado de trabalho da medicina. Sua principal atribuição é atender e oferecer acesso à saúde para todos os brasileiros. Nele, os médicos têm um papel fundamental, não apenas com os seus conhecimentos técnicos. Eles também são agentes de cidadania, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O médico do SUS precisa compreender as especificidades de cada região. O mercado de trabalho da medicina pública é vasto e desafiador. O Brasil conta com um dos maiores territórios mundiais, e o espaço para os recém-formados neste sentido é amplo.

image

Carreiras públicas

Ainda no mercado de trabalho da medicina pública, existem outras possibilidades de carreira. Concursos como os militares podem dar ao médico estabilidade e aprendizado constante. Para os jovens profissionais, este pode ser um início promissor.

Para se ter ideia, o médico militar, após a investidura em concurso público, não é demitido. A única possibilidade de isso ocorrer é caso ele cometa um crime militar ou ações previstas em leis. Mas, para médicos com boa formação pessoal e profissional, essa não é uma preocupação.

Além disso, a previsibilidade é outro ponto que chama a atenção neste mercado de trabalho da medicina. Você saberá, de forma estimada, quanto ganhará em relação aos anos de profissão. Isso permite planejar sua vida com tranquilidade. Caso tenha curiosidade, pode verificar mais na Academia Brasileira de Medicina Militar.

Esta é apenas uma das oportunidades de concursos. Recentemente, o Ambulatório Médico de Especialidades de São João da Boa Vista, em São Paulo, estava com vaga aberta para médico urologista com remuneração de R$ 14.388,94.

image

Hospitais e clínicas particulares

Um dos grandes mercados de trabalho da medicina nacional, os hospitais e as clínicas particulares abrangem diversas especialidades. Por isso, também absorvem grande demanda de mão de obra no Brasil. A precarização do sistema público tem feito os cidadãos buscarem a saúde privada como uma meta.

Desta forma, o investimento do setor privado de saúde tem aumentado. Na mesma proporção, a busca por profissionais qualificados assume uma curva ascendente. As oportunidades surgem para todos os níveis: dos médicos gabaritados, com experiência, às pessoas recém-formadas.

image

O que o mercado de trabalho da medicina busca?

O mercado de trabalho da medicina está em constante mutação. Mas uma coisa nunca muda: ele sempre busca por profissionais que tenham segurança em executar as suas ações da melhor forma possível. Neste sentido, aliar a teoria à prática na graduação é essencial. Os centros de simulação realística são um ótimo exemplo.

Eles permitem aos estudantes, ainda na graduação, realizarem práticas de rotinas hospitalares, das mais simples às mais complexas. Isso faz com que eles cheguem mais bem preparados ao exigente mercado de trabalho da medicina. Preparamos um vídeo que explica melhor como funciona a aula de simulação realística. Assista clicando aqui e esteja pronto para os desafios da sua profissão mesmo antes de a carreira começar!

image


Compartilhe